jamanta - Übersetzung nach russisch
Diclib.com
Wörterbuch ChatGPT
Geben Sie ein Wort oder eine Phrase in einer beliebigen Sprache ein 👆
Sprache:     

Übersetzung und Analyse von Wörtern durch künstliche Intelligenz ChatGPT

Auf dieser Seite erhalten Sie eine detaillierte Analyse eines Wortes oder einer Phrase mithilfe der besten heute verfügbaren Technologie der künstlichen Intelligenz:

  • wie das Wort verwendet wird
  • Häufigkeit der Nutzung
  • es wird häufiger in mündlicher oder schriftlicher Rede verwendet
  • Wortübersetzungsoptionen
  • Anwendungsbeispiele (mehrere Phrasen mit Übersetzung)
  • Etymologie

jamanta - Übersetzung nach russisch

PEIXE CARTILAGINOSO MARINHO
Raias jamantas; Manta birostris; Jamantas
  • Uma manta birostris tailandesa.

jamanta         
(Браз.) полуприцеп
jamanta         
браз. полуприцеп
jamanta         
{f}
- (браз.) полуприцеп

Definition

jamanta
sf Ictiol Cada uma de várias arraias extremamente grandes, dos gêneros Manta e Móbula, largamente distribuídas em mares quentes, mormente a espécie Manta birostris, comum ao longo das costas tropicais do continente americano, podendo atingir uma largura de 6 m e o peso de uma tonelada. Possui um par de lobos cefálicos móveis que usa para guiar pequenos peixes até a boca, quase desdentada. Reproduz-se viviparamente. Também chamada arraia-jamanta e arraia-manta. sm
1 gír Pessoa desengonçada, desajeitada, grandalhona.
2 pop Veículo automóvel de grandes dimensões, para transporte de carga pesada.
3 Calçado caseiro.

Wikipedia

Jamanta

A jamanta ("Mobula birostris", previamente "Manta birostris" antes da reclassificação em 2017), também conhecida como manta, maroma (nos Açores), morcego-do-mar, peixe-diabo, raia-diabo ou juneco, é uma espécie de peixes cartilagíneos (Chondrichthyes) pelágicos, oceânicos da família Myliobathidae e a maior espécie actual de raias. Encontra-se nas regiões tropicais e subtropicais de todos os oceanos, tipicamente perto de recifes de coral.

A jamanta tem o corpo em forma de losango, uma cauda longa sem espinho, pode atingir sete metros de envergadura, podem pesar até 1,350 kg e viver até 20 anos. Estes peixes não têm verdadeiros dentes e alimentam-se de plâncton e pequenos peixes, sendo portanto inofensivos. Ocasionalmente, podem aproximar-se de um barco ou de mergulhadores e podem executar curtos “voos” fora da água. Têm a maior taxa de volume de cérebro em relação ao do corpo de todos os tubarões e raias.

Durante as suas migrações, as jamantas efetuam mergulhos frequentes até profundidades de quase dois quilômetros (entre os maiores medidos para um animal marinho), onde a temperaturas das águas atingem os três graus centígrados.